terça-feira, 31 de julho de 2007

BLOW UP


Fiquei pensando se colocaria no blog algo sobre a morte de Ingmar Bergman, mas pô, tantos veículos já fizeram isso, pensei e esqueci.
Daí, na noite de ontem morre Michelangelo Antonioni, também não publicaria nada se não fosse por um filme. Uma das primeiras vezes em que a fotografia me tocou, acho que foi de madrugada assistindo ao "corujão".
Para quem não viu, ainda é possível encontrá-lo em boas locadoras.
Armando Salmito

sábado, 28 de julho de 2007

A gentileza do Ladrão



Novos rumos: Rinaldo Morelli nos empresta uma frase...
"O fotógrafo é um facilitador, um médium, coloca no mundo real a imagem virtual que existe nos olhos de quem fotografa..."
Obrigado Rinaldo.

Fotos: Patrícia Lira

sexta-feira, 27 de julho de 2007

uma outra brasília


Uma outra brasília é o BLOG da fotógrafa Usha Velasco que traz uma visão bastante particular da cidade. PUNCTUM recomenda a visita.
http://umaoutrabrasilia.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Parabólica


Quanto mais eu penso, mais deixo de pensar.Conflito interno ou falta de atenção?
Foto: Arthur Monteiro

Nada vai permanecer no estado em que está.


Se então a escultura se trata de pegar um bloco de pedra e tirar seu excesso (dali surge a forma de Davi), a fotografia então se trataria de tirar o excesso da realidade? Ou melhor, a boa fotografia é aquela na qual seu autor lapidou um momento?
Isabela Lyrio

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Poética do banal.


"Ao produzirmos um ato criativo, não somos, necessariamente, inovadores e originais, mas transformadores e enriquecedores de verdades que nos antecederam."
Retirado do livro: Fotografia, a poética do banal, Luis Humberto, Ed.UnB
Foto: Armando Salmito
www.punctum-foto.com

sexta-feira, 13 de julho de 2007

A Composição na Cor - Uma experiência com Walter Firmo


Todas as cores com Walter Firmo

Durante dois finais de semana de maio, o fotógrafo carioca Walter Firmo, 70, realizou em Brasília e Pirenópolis um workshop fotográfico com 20 alunos abordando a composição na cor, com o objetivo de ensinar como abordar o retratado, cuidados com a luz e como as cores podem ser um elemento de composição na fotografia.

O resultado desse workshop pode ser visto na exposição fotográfica coletiva "A composição da cor – uma experiência com Walter Firmo", que abre no próximo dia 17 de julho, às 19h00, no Espaço Cultural Renato Russo. A mostra apresenta imagens de 14 fotógrafos de Brasília, que participaram do workshop, e do próprio Firmo. As fotos exploram as cores de Brasília e, principalmente, de Pirenópolis durante as Cavalhadas, secular festa da cidade histórica goiana.

Firmo tem 50 anos de fotografia completados em 2007. Por muitos anos, atuou como repórter fotográfico em importantes jornais e revistas brasileiras. Considerado um mestre da cor na fotografia, foi coordenador do Instituto Nacional de Fotografia da Funarte e tem em seu currículo vários prêmios, como o Esso de reportagem em 1964 e nove prêmios internacionais de fotografia da Nikon (Tóquio).

A exposição pode ser visitada até o dia 12 de agosto e o Espaço Cultural Renato Russo fica na 508 Sul. (texto de Jorge Diehl)

Fotógrafos: Armando Salmito - Arthur Monteiro - Carlos Peixoto - Eduardo Peixoto - Eliana Ono - Gabriel Marques - Helio Rocha - Henry Macário - Isabela Lyrio - Ivone Lopes - Jorge Diehl - Patrícia Lira - Ricardo Reis - Vladimir Moreira - Walter Firmo

quarta-feira, 4 de julho de 2007

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Pai e Filho


Essa foto faz parte do novo trabalho do fotógrafo brasiliense Daniel Santiago.
O trabalho ainda não tem nome mas a pesquisa consiste na representação de tipos do cotidiano através da pintura com luz.
Nas cenas há sempre a presença do tipo popular retratado, mas nada da sua identidade é revelada, há somente um traço, um desenho do referente.
PUNCTUM aguarda ansiosamente por mais imagens deste trabalho.

Armando Salmito www.punctum-foto.com

domingo, 1 de julho de 2007

Mas temos Jesus para salvar as vidas.







Ao final, Rio.

Queria ver o que a grande mídia não mostra? Grande mídia?

Porque o olhar externo estetiza a realidade e o olhar de "dentro" poetiza o cotidiano?

Isabela Lyrio



Desde pequena ficava olhando o céu. Mania de viagens e de mãe curiosa.
Uma coisa que aprendi desde as longas idas a Recife de carro, é que não importa o que aconteça, a vida está ali, acontecendo. Podemos espernear, nos revoltar, ficar tristes ou felizes, mas sempre teremos a vida a nos contemplar e achar graça de todo o "teatro".
Não dá para parar. Em uma respirada um mundo cai.
Enquanto houver inspirações e expirações, estrelas brilharão.
Isabela Lyrio

Ainda na Bahia...


Foto: Armando Salmito
www.punctum-foto.com