segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Coisas de hoje em dia


Dia 10 de outubro, Armando mandou um e-mail, indicando o blog da Simonetta Persichetti, Trama Fotográfica.
Eu vi e como sabia que me tomaria mais tempo, resolvi olhar só quando pudesse passar muito tempo na frente do computador.
Pois faz umas três horas que entrei lá, fui lendo, indo, viajando e já cheguei a lugares que nunca imaginei quando vi o link do blog. Sabia que ia longe, mas não sabia como nem quanto.
Li sobre Martin Parr, fui parar num site americano PopPhoto graças à nota da Simonetta sobre a morte da Alexandra, li sobre Luis Humberto e sua retrospectiva em cartaz no MIS de São Paulo. Nele, cliquei e parei na Pictura Pixel, uma revista online muito bacana e que é sempre visitada pelos Punctuns. Por falar nisso, deixo aqui nossos cumprimentos pelo excelente material e dedicação dos Picturas.
Quando entro no blog de Pictura, vejo um sofá vermelho de Ed Ferreira na rampa do Congresso. Aí descubro que existe todo um movimento de fotografias com sofá vermelho! E ler os comentários do blog nos levam a muitos outros links, como um do Juan Esteves sobre o trabalho do Orlando Britto (Senhoras e Senhores) com retratos de personalidades na casa dos 80 anos com um pano vermelho como coadjuvante.
Na Pictura, já fui a outros lugares, como o leilão de fotografias da Sothebys e o site da organização britânica Changing Ideas, que ajuda fotógrafos a montar projetos humanitários.
Todas as abas estão abertas aqui e fico agoniada só pensando onde todos esses links vão me levar, quantos outros lugares e coisas vou conhecer, só por causa de um link!
Enfim, acabei chegando a uma série de posts sobre os 40 anos de morte do Che e ao trabalho do Alberto Korda, que em trecho de entrevista/bate papo com Ricardo Malta, cita uma frase que é o motivo inicial de colocar esse post:
"A fotografia é a transmissão de uma idéia e como sempre vão nascer homens que têm idéias para transmitir. Uns poderão fazê-lo através da pintura. Outros, esculpindo um pedaço de pedra ou deformando um metal. Mas sempre vai existir um indivíduo capaz de reproduzir a realidade. Uma realidade aparente para todos, mas que as pessoas não são capazes de selecionar, de abstrair. Esse é o trabalho do fotógrafo."


PS: Ainda estou no blog da Simonetta fuçando, na Pictura Pixel ainda estou futricando só o blog, ainda não consegui ver todas as fotos maravilhosas que serão leiloadas e tem um monte de outras páginas abertas...

Isabela Lyrio

Um comentário:

Armando disse...

E viva os blogs!
Nas mãos de gente inteligente geram grandes resultados.
Estou com um monte de janelas abertas.