terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Pelo direito de viver em paz


1 - Armenia, capital do Departamento del Quindio, Eixo Cafeeiro da Colombia. Foto: Isabela Lyrio


2 - Cinco colombianos pedem o fim da violencia desde o Deserto do Saara. Foto: Diego Gutierrez Fonte: Eltiempo.com


3 - Em Bogotá, milhares de pessoas encheram as ruas. Foto: Carlos Duran/Reuters





Em algum lugar, li em uma pesquisa se constatou que o povo colombiano é o que mais se considera feliz no mundo.

A maioria das noticias que o mundo tem da Colombia se limitam a citar acoes das FARC.

Realmente somos revistados na entrada dos cinemas, nao temos privacidade com nossos pertences, o exército está em todas as ruas, os vigilantes particulares carregam fuzis. Famílias inteiras se mudaram para o exterior, especialmente EUA. A maioria das pessoas conhecem vítimas de sequestros, assassinatos e desplazados, expulsos de suas terras pela guerrilha, que se auto denomina Exército do povo e que é um grupo que há muitos anos trocou sua luta política pela renda sangrenta do narcotráfico.

Porém, esse comportamento rotineiro é esquecido em alguns momentos, quando somos tomados pela alegria de conviver com um povo simples, gentil, feliz e tranquilo.
Se nas grandes cidades a violencia gera estresse, aqui na Colombia eles parecem ter outra reacao a toda a guerra que vivem no dia a dia. É uma realidade diferente da brasileira, apesar de nascida de dois fatores que temos em comum, o tráfico e a violencia.
O colombiano é sereno, muito alegre e colorido. Se valoriza muito, preserva sua cultura e sua história.

Costumo dizer que estou em um canto especial do paraíso, um país maravilhoso, que nos recebe sorrindo, cheio de paisagens fabulosas e cenas fantásticas que enchem o coracao de amor pela vida.



Ontem, 4 de Febrero, a Colombia, cansada da violencia, mas sorrindo de branco e em paz, se uniu para mostrar ao mundo que as FARC nao representam o povo colombiano.
Foi a maior mobilizacao da história desse país de pouco mais de 40 milhoes de habitantes, e que levou adultos, jovens, idosos e criancas as ruas com um mesmo objetivo.

A capital Bogotá transbordava de cidadaos com camisetas brancas.
Em todas as cidades do país o pedido de paz esteve presente, até mesmo no pequeno povoado onde estou hospedada na zona rural do departamento del Quindio, que se chama Pueblo Tapao e que só possui uma rua.
Em diversas cidades do mundo, colombianos e simpatizantes pediram o fim da violencia.



Isabela Lyrio

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Isa!

Belas fotos!


Abs,

Luis

felipe disse...

no son muchos en la manifestacion y si son muchos en las farc,tambien las farc nesecitan la paz pero no a costa de engendrar un pequeño mostruo con su pais
muy lindas las fotos