




Os irmãos Lumière não foram apenas os inventores do cinema. Foram também
os inventores da fotografia colorida em 1904 (ano que a invenção foi
patenteada. mas o processo só foi comercializado no mercado em 1907. O
Instituto Lumiere na França comemorou este centenário.
Esta tecnologia chama-se 'Autochrome Lumière' e provinha de uma técnica
artesanal que misturava partículas microscópicas de batata com corantes
laranja, verde e azul (ou violeta). O pó da batata era colocado entre
dois filmes preto e branco e tudo ficava numa placa de vidro. Um pouco
de verniz e estava pronta a emulsão. O pó da batata funcionava como um
filtro colorido. Na verdade o processo era um pouco mais complicado do
que isso. Mas o mais impressionante é a qualidade que eles conseguiram
há 100 anos quando os pixels eram partículas de batata. O Autochrome
sobreviveu até 1930 quando a Kodak introduziu o seu filmcolor.
Uma injustiça quando vemos, na história da fotografia, os americanos
considerarem a Kodak como inventora.
No anexo, uma oportunidade de vocês apreciarem estas imagens que os
Lumiere fizeram há cem anos.
Reparem na composição. Uma poética exuberante, típica da belle-Epoque.
Notem a influência da pintura impressionista francesa. Alguns artistas
impressionistas como Monet foram amigos dos Lumière.
Fontes : Rinaldo Morelli e Pictura Pixel, grandes amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário