quarta-feira, 11 de junho de 2008

Por el mejoramiento humano






Próximo ao dia que Che completaria 80 anos, uma manifestação agita a cidade de Havana – Cuba. Jovens estudantes, operários, combatentes e artistas reuniram-se em protesto contra a prisão de cinco cubanos em cárcere norte-americano, confundidos com terroristas, justamente quando estavam pesquisando um ato terrorista em seu país.
O protesto aconteceu no Monte das bandeiras da Tribuna Antiimperialista Jose Martí, o lugar mais representativo no que tange ao repudio aos excessos imperialistas do governo dos Estados Unidos. As bandeiras negras, em frente ao prédio de negociações com o governo americano, representam o luto pelas pessoas mortas em combate e por ataques terroristas. A quantidade (138) significam cada ano de luta do povo cubano desde sua independência.
Os cinco cubanos em questão, Gerardo, Antonio, Ramon, Fernando e Rene, estão presos desde 1998 e foram recentemente sentenciados, pelo governo americano, por mais 13 anos de cárcere. Eles estavam investigando o ataque terrorista a Cuba, liderado por Santiago Alvez, venezuelano, que desfruta de liberdade ao invés de ser extraditado ao seu pais. É triste, mas ao mesmo tempo inspira esperança ver que ainda existem jovens que crescem acreditando na liberdade, na justiça e na ética, preceitos essenciais a qualquer sociedade, seja socialista ou capitalista.


Claudia Brandão e Henry Macário

Nenhum comentário: