quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Arrancado













Uma manhã, não me lembro quando, acordei suando, o meu coração batia alarmado. Fiquei apenas com uma vaga memória.

No meu sonho, apareci vestido; eu entro e saio ao longo dessas passagens familiares. Volto à minha velha escola, o deslumbramento das luzes que emanam do cinema, a margem do rio onde eu costumava nadar, os telhados aonde eu ia para sentir uma lufada de ar fresco, os percursos sinuosos... Tudo está em trevas, não existem amigos ou parentes para serem encontrados em qualquer lugar. De onde todas estas bolhas e objetos flutuantes vêm? Torna-se difícil respirar, não consigo perceber nada, eu gritei, mas nenhum som pode ser ouvido...

Perto do final de 2005, câmera em punho, me esforcei para voltar à minha cidade natal, a fim de fotografar. Para melhor ou para pior, a minha cidade ainda não tinha sido totalmente nivelada e as pessoas ainda não tinham sido completamente deslocadas. Não obstante as inúmeras ruínas, a atividade da cidade ainda podia ser percebida. Com a construção de nova cidade, que já tinha sido concluída, tudo estava tão cativante! Eu estava muito ocupado buscando velhos amigos e conhecidos para tirar qualquer foto. No verão de 2006, viajei de barco para a Barragem de Three Gorges. Ao longo do percurso, em Zigui, Wushan, Yunyang, Fengjie e Wanxian, fotografei fragmentos das construções ribeirinhas.

Este ano voltei várias vezes. Cada vez, sentia que era uma corrida contra o tempo. Eletrizantes slogans poderiam ser lidos por toda a parte, pintados nas paredes: "Vamos derrubar meia cidade em cem dias". Eles estavam destruindo a cidade velha muito rápido, deixando uma atmosfera de morte e de decomposição em todo lugar. Ao tirar estas fotografias, tive que segurar minha respiração e, uma vez feito isso, escaparia.

Não pretendo me debruçar sobre o significado a ser encontrado na minha fotografia. O que é importante para mim é que eu vim dessa cidade. Trata-se do que temos em comum lá: nosso sotaque, nossos temperos picantes, o sinal amistoso para dizer olá quando passamos um pelo outro na rua, as ruas que viajamos junto com nossos antepassados e que nos mantêm unidos... Esta série foi criada por tudo isso. Vai ser o meu livro de memórias pessoais!

Em 2009, estará entre os últimos povoados a serem evacuados e submerso sob as águas da Barragem Three Gorges, arrancando seus habitantes de lá para sempre. Kaixian, os 1800 anos de história da minha terra, apagados.

Nasci há 36 anos.

Nesse dia, acordarei debaixo d’água.

Yang Yi

2 comentários:

Anônimo disse...

Belo... muito belo...imagens para mergulhar...

Marcio Nel Cimatti disse...

Que diferente, impressionante!

Abs!