sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Joseph Koudelka



Entrevistado por Melissa Harris para Aperture , Joseph Koudelka fala sobre sua trajetória e sobre o recém Lançado livro Invasion 68 .

...Em 1968, eu não sabia nada sobre fotojornalismo. Eu nunca tinha visto a Life, eu nuca tinha visto Paris Match. Quando fotografei a invasão soviética, eu fiz para mim mesmo. Eu não pensei em um ensaio fotográfico ou em uma publicação.( Joseph Koudelka)

...Estas podem ter sido situações de perigo, mas eu não as senti. Para mim, as pessoas com a real coragem eram aqueles sete russos em Moscow- os únicos de milhões – que protestaram aquela semana na Red Square contra a invasão, sabendo que eles poderiam ser aprisionados... ( Joseph Koudelka)

...A boa foto é aquela que entra no seu pensamento e você não consegue esquecer. Muitos dos meus livros foram compostos deste jeito. O conceito deste livro é diferente. Quando começamos a colocar as fotos na estrutura que determinamos, o livro começou a se cristalizar.... ( Joseph Koudelka)


Além do relato impressionante de quem viveu as mais radicais situações de sua vida durante aqueles 7 dias. Koudelka transmite com sabedoria a sua visão sobre o pensar fotográfico, respeitando a essência de cada tema e suas particularidades. O que se traduz na sua repulsa à repetição onde, ao descobrir uma fórmula, o fotografo transforma aquilo em um hábito e acaba virando prisioneiro das suas próprias regras.

Um comentário:

Armando disse...

Muito importante é a forma contundente como Koudelka passa seu recado, imprimindo sua visão de mundo de maneira particular e evitando repetições. Sempre é diferente quando se faz uma fotografia.