segunda-feira, 17 de março de 2008

Viva Gervásio Batista!

Foto: Arthur Monteiro

Foto: Armando Salmito

Foto: Julio Batista

"Tem que ter respeito por ela (câmera), porque é ela que te dá tudo."

PUNCTUM visita o fotojornalista Gervásio Batista e numa tarde de bom papo e belas histórias redescobrem o olhar que retratou grandes episódios da história do brasil e do mundo. Tudo isso em uma inédita entrevista a ser publicada no site de PUNCTUM.
Só faltou a cerveja, mas como o mestre mesmo disse: "Não temos nenhum pinguço na família"
Viva Gervásio Batista e sua generosidade.

4 comentários:

Isabela Lyrio disse...

È nòis!!!
Viva Gervàsio, Viva o bom fotojornalismo!
Estou ansiosa pela entrevista :)
bjs

Ivaldo Cavalcante disse...

Salve, GRANDES ESPIRITOS da fotografia, tambem estou na espera!!!Estou ancioso pra ver os ensinamento e a humildade do "garoto" Gervàsio!!! coloquei no blogspot a entrevista com o outro "mestre" Luis Humberto, aquela que vocês fiseram. Abraços Fraternos a Equipe.

jairamorim disse...

Eram os anos sessenta, eu então com doze anos de idade, estava com minha mãe numa fila imensa nos portões do "Açucar Pérola", próximo à estação da Leopoldina, no Rio de Janeiro. Naquela época, faltava tudo no Brasil, açucar e feijão eram os grandes vilões. Num determinado momento, vi um fotógrafo, de terno e gravata, registrando as agruras do povo, no meio da chuva, para comprar dois ou três quilos de um alimento básico. Muito curioso, cheguei perto daquele tranquilo homem, que ajustava sua camera (que câmera seria ??)e registrava aquela cena já rotineira, e instintivamente perguntei: "O sr. é que é o sr. Gervásio Batista?" e ele respondeu: "...sim, mas como é que você sabe?" e então comentei: "..é que sempre vejo as revistas Manchete que meu tio compra, e todas as fotos mais interessantes tem o nome do sr..."
Ele então disse:"...então fica lá na fila, que eu vou tirar uma foto sua...."
E assim ficou fotografado, nem tanto na revista, mas muito mais na minha memória, hoje com 57 anos de idade.
Viva o Gervásio Batista, e que Deus o abençoe !!

jair amorim

Anderson Miguel disse...

Ola. Tenho um blog, http://www.lambrettabrasil.blogspot.com, no qual falo sobre as Lambrettas. Dias desses encontrei uma revista Manchete de 26/12/1959, que tinha uma reportagem sobre as Lambrettas em São Paulo. As fotos eram do Gervasio. Gostaria muito de falar com ele. Voces podem me passar o contato dele?

Obrigado,
Anderson
a2designgrafico@gmail.com